No início do ano, após constatar que alguns galhos de plátanos que envolvem o Parque dos Macaquinhos estavam com erva-de-passarinho, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou que faria a poda. A medida, segundo o poder público, seria uma forma de reduzir o risco de queda e também para salvar o restante da planta atacada, e ocorreria durante o outono, quando as folhas caem e galhos ficam mais expostos. No entanto, a ação ainda não ocorreu e não há uma previsão para que o serviço ocorra, de acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Nerio Susin. Segundo ele, o processo está atrasado em função do novo coronavírus, das condições climáticas e de um problema operacional nos equipamentos.
Leia mais
Galhos de plátanos no Parque dos Macaquinhos, em Caxias, serão cortados devido à erva-de-passarinho
– A pandemia nos deixou muito fragilizados. Também estamos com problema na embreagem dos caminhões que vão ser usados _ justificou o titular Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), sem detalhar quando o veículo será consertado.
De acordo com Susin, algumas árvores com a praga já foram identificadas no Parque dos Macaquinhos, porém uma nova análise deve ser feita para encontrar outras. Apesar do ataque de erva-de-passarinho, Susin afirma que todos os plátanos estão vivos. Segundo o secretário, a praga vai matando os galhos em um processo lento, seguindo de um pra outro.
– Não vamos fazer em todas (as árvores) porque é impossível. Não temos condição para isso. Mas em alguns locais os cortes devem ser radicais. Temos que fazer isso para salvar elas, ou elas secarão – explica.
O secretário destaca que quando a poda acontecer, ruas do entorno do parque devem ser totalmente bloqueadas, como a Dom José Baréa e a Dr. Montaury.