Quem foi que disse que não dá pra fazer noite do pijama em época de distanciamento social? Para garantir a diversão sem deixar de seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde, a equipe do Colégio CNEC Farroupilha Ângelo Antonello contou com uma ajudinha da tecnologia para estimular a socialização entre os alunos e amenizar a saudade que eles têm da escola. Na última terça (2), a professora da educação infantil e do contraturno Sonia Táparo reuniu as crianças na frente do computador, cada um na sua casa, na chamada Noite Virtual da Fogueira (com direito a marshmallow!). Ainda no fim do último mês, houve a Noite Virtual do Pijama, quando, trajada a rigor, a turma interagiu com os amiguinhos, seus familiares e a equipe do colégio pela tela. Na Noite Virtual do Pijama, cada aluno montou sua barraca em casa, comeu pipoca e participou das conversas e de uma minigincana. Na Noite Virtual da Fogueira, as famílias construíram fogueiras de brinquedo e prepararam lanches para ouvirem música e histórias.
De acordo com a professora, a socialização é muito importante na educação infantil e são esses momentos virtuais que acabam sendo o espaço para matar a saudade e interagir com os colegas. Sonia ainda explica que as ações são parte das novidades em que a equipe tem investido como forma de se reinventar em meio à pandemia:
— Criei a personagem Vovó Dodô para interagir com os alunos. Quinzenalmente, lanço desafios para as turmas do contraturno. Um deles é mobilizar a família e os amigos para arrecadar tampas de plástico, que doamos já há algum tempo para a Associação Domus de Caxias do Sul, que auxilia crianças e adolescentes com câncer na Serra.
Antes da pandemia, o colégio já possuía a plataforma CNEC Digital, canal onde segue mantendo os encontros. Os horários de aula são flexíveis, uma vez que alguns pais já voltaram ao trabalho presencial. Além disso, desde o início de abril, a escola trabalha com o CNEC Home Learning, projeto que trouxe conteúdo para o YouTube, bem como personagens para incentivar a interação com os pequenos.
Sonia antecipa que o próximo encontro virtual será especial: a Noite do Cinema deve exibir um filme que retrate o Sistema Solar, conteúdo que está sendo visto pelos alunos.
— São momentos únicos, em que toda a família participa e que essas crianças poderão recordar para a vida toda. É uma geração que passou pela pandemia, quarentena e terá histórias para contar desse fato histórico — acredita.