Nesta terça-feira, 100 testes rápidos para coronavírus serão aplicados nos moradores de Bento Gonçalves. A pesquisa nomeada Epidemiologia da covid-19 em Bento Gonçalves é desenvolvida por agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo é identificar possíveis contaminados pela doença, e o público-alvo são pessoas que trabalham fora de casa durante a pandemia.
Segundo o secretário da Saúde, Diogo Siqueira, a prefeitura, com o auxílio de entidades como o Sindilojas, recebe a indicação de estabelecimentos comerciais ou empresas em que os funcionários devem ser testados.
– É uma metodologia, a gente tem que escolher um perfil populacional. Resolvemos escolher quem está na linha de frente. A gente tentou dividir um pouco de cada eixo de trabalho – explica.
Os testes realizados nesta terça fazem parte da segunda etapa do estudo, a primeira ocorreu no sábado (30), quando 150 pessoas foram testadas. Por enquanto, a prefeitura não informa sobre os resultados já obtidos. De acordo com Siqueira, os dados serão divulgados nesta quarta-feira (3). Conforme o levantamento, será analisado a necessidade de mais etapas para testagem. Os que positivarem para a covid-19, serão orientados ao isolamento social, além de serem monitorados pelo município.