O incremento no comércio de alimentos atingiu os objetivos do setor. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), a alta registrada foi de 8% a 10% em relação à véspera do Dia das Mães do ano passado. O dado do último sábado (9) reflete a decisão das famílias de comemorar a data em casa.
Os itens mais procurados nas redes de supermercados foram carnes, frutas, tortas, refrigerantes e cervejas.
— Em função dos restaurantes estarem fechados a procura pela compra de alimentos subiu no sábado. Já no domingo, foi um movimento normal e na segunda-feira caiu — explica Eduardo Slomp, presidente do Sindigêneros.
Mesmo que a segunda-feira pós Dia das Mães seja de menor procura no comércio alimentício, a baixa deste ano, de 5% a 7%, é considerada incomum.
— Sempre caía, mas não tanto e não temos boas perspectivas para os próximos dias — afirma
De acordo com Slomp, conforme os trabalhadores voltarem às empresas e indústrias, menor será o consumo nas redes. Isso porque as pessoas passam a se alimentar nos refeitório das organizações, consomem lanches ou vão a restaurantes.
Quanto ao Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh), a queda do faturamento no setor já atingiu a faixa de 70% a 90% desde o início do isolamento. O Sindilojas registrou uma média de 35% menor do que o desempenho das vendas do ano passado no Dia das Mães.