O transporte coletivo de Caxias do Sul passará a operar com horário reduzido aos domingos e feriados. Os ônibus deixam de operar entre 5h30min e 22h e passam a circular das 6h às 21h. A medida entra em vigor já neste fim de semana.
Leia mais
Pelo menos quatro linhas do transporte coletivo de Caxias já registraram excesso de passageiros
Transporte coletivo de Caxias deixou de transportar 231 mil passageiros em três semanas
De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Trânsito, Jorge Catusso, o número de passageiros no início e no fim dos horários de operação é tão baixo, que não faz sentido manter a circulação.
— Estamos falando de três ou quatro passageiros entre 5h30min e 6h e três ou quatro das 21h às 22h. Basicamente na última hora são apenas os funcionários da Visate que estão nos ônibus. As pessoas estão se movimentando bem menos — revela.
Segundo Catusso, essa baixa procura no início da manhã e no fim da noite foi identificada após o início da pandemia. O horário reduzido será mantido até que as planilhas operacionais apontem uma demanda que justifique a retomada da circulação normal.
Nas operações em dias úteis, Catusso afirma que existe um monitoramento constante para adaptar a oferta de ônibus com a demanda. Conforme o diretor, as aglomerações ainda ocorrem em horários de pico, mas com menos frequência.
— Está bastante sob controle. Estamos indo lá (especialmente nas EPIs) e conferindo in loco, advertindo as pessoas, pedindo para que abram as janelas — garante.