Os 65 municípios da região da Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias vão receber 13.340 testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde e repassados pelo governo estadual às prefeituras. A distribuição começou nesta quinta-feira (14).
Com a nova remessa (já ocorreram duas anteriores), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) também definiu novo protocolo de testagem. Até então, apenas profissionais da saúde e da segurança e idosos acima de 60 anos eram testados. Agora, o público incluiu, desde que apresentem sintomas, pessoas acima dos 50 anos, profissionais que trabalhem com transporte de cargas e com transporte coletivo de passageiros, pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para covid-19 (contactantes domiciliares), incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI).
O coordenador do Centro de Operações de Emergência da SES, Marcelo Vallandro, falou em transmissão ao vivo em rede social do governo estadual que seriam incluídos, ainda, a partir de agora, as pessoas privadas de liberdade, a população carcerária.
Os testes são aqueles que detectam se a pessoa já desenvolveu anticorpos para a doença, ou seja, já teve contato com o novo coronavírus. O exame, chamado de IgG e IgM, é feito a partir de uma amostra de sangue que é colocada em um pequeno aparelho portátil e que apresenta resultado em 12 minutos.
Os critérios utilizados pelo Estado para a distribuição foram população e número de casos registrados. Esta seria uma explicação para o fato de a soma de todos os 65 municípios da região não atingirem quantidade igual a entregue a Porto Alegre – 14.440 testes.
Com essa terceira remessa, de 109.340 testes, chega a mais de 217 mil o total de exames desse tipo já entregues às cidades gaúchas. Na primeira, em 15 de abril, foram 25,4 mil e na segunda, em 24 de abril, 82.680.
Além do quantitativo aos municípios – cada cidade receberá ao menos uma caixa com 20 testes –, um estoque de mais 26 mil será dividido entre as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. A 5ª CRS, com sede em Caxias, receberá três mil (150 caixas). A ideia é que as regionais possam dar suporte a um determinado município onde for detectado um surto, a exemplo do que ocorreu com os frigoríficos e Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), ou casos de cidades com número expressivo de mortes. Também foi reservada uma cota de 30 mil testes para uso na pesquisa de amostragem da população realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e cinco mil para a área da Segurança Pública estadual.
Confira quais os municípios da região vão receber testes e quantos:
Caxias do Sul 192
Bento Gonçalves 53
Farroupilha 28
Vacaria 25
Garibaldi 18
São Marcos 17
Canela 16
Carlos Barbosa 15
Nova Prata 14
Gramado 13
Lagoa Vermelha 13
Veranópolis 12
São Francisco de Paula 12
Flores da Cunha 12
Serafina Corrêa 12
Guaporé 11
São Sebastião do Caí 11
Antônio Prado 10
Nova Petrópolis 10
Bom Jesus 10
Salvador do Sul 9
Nova Bassano 9
Casca 8
Feliz 8
Bom Princípio 8
Nova Araçá 7
Paraí 6
Boa Vista do Sul 6
Vila Flores 4
Monte Belo do Sul 4
Campestre da Serra 4
Caseiros 4
Barão 4
São Valentim do Sul 4
Cambará do Sul 4
Santa Tereza 4
Pinto Bandeira 4
Ibiraiaras 4
Vista Alegre do Prata 4
Dois Lajeados 3
Ipê 3
Tupandi 3
São Jorge 3
Picada Café 3
Cotiporã 3
Vale Real 3
Protásio Alves 2
Nova Roma do Sul 2
Jaquirana 2
Alto Feliz 2
Fagundes Varela 2
Nova Pádua 2
Esmeralda 2
Monte Alegre dos Campos 2
São Pedro da Serra 2
São José dos Ausentes 2
Muitos Capões 2
Coronel Pilar 2
Pinhal da Serra 2
União da Serra 2
Guabiju 2
Montauri 2
São Vendelino 2
Capão Bonito do Sul 2
André da Rocha 1
Total 667
Leia também:
Usuários abrigados nos Pavilhões da Festa da Uva deixam espaço para recomeçar em nova residência