Os idosos terão horários reduzidos para a utilização do passe livre do transporte coletivo em Caxias do Sul durante o período da pandemia do coronavírus e a vigência do estado de calamidade pública. Com a mudança, as pessoas acima de 65 anos e que detêm a gratuidade na passagem nos ônibus da cidade não poderão utilizar o benefício das 6h às 9h, pela manhã, e das 16h às 19h, no fim da tarde.
Segundo o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, a determinação do período em que haverá a liberação do passe livre é para evitar aglomeração nos ônibus e nas paradas:
— Estamos prevendo uma mudança no período de uso desse passe livre do idoso para tirá-los dos momentos de pico de movimentação. De manhã cedo, que é um horário que já não tem muito idoso andando mesmo, e no final da tarde, que são os dois momentos do dia que têm a maior movimentação nos ônibus.
Em Caxias do Sul, desde a semana passada, foram liberadas as gratuidades no transporte coletivo para idosos com idade acima de 65 anos, que têm esse benefício por conta de lei federal, e que estavam suspensas até então.
As pessoas entre 60 e 65 anos, que habitualmente contam com o passe livre por conta de uma determinação municipal, estão com essa gratuidade suspensa temporariamente.
Em uma semana que houve a liberação do primeiro grupo do passe livre, o aumento das pessoas nos ônibus aumentou consideravelmente em Caxias do Sul.
— Chegou a algo em torno de 5 mil pessoas a mais por dia. Não tudo por causa do passe livre dos idosos, mas muito por conta disso — afirma o secretário.
Na semana passada, um ofício assinado pelo Sindilojas e pelo Sindicomerciários de Caxias do Sul foi encaminhado à prefeitura defendendo a suspensão de gratuidades nos horários de pico do transporte coletivo.
As nova determinação para a utilização do passe livre começam a vigorar a partir desta quarta-feira (12), após a publicação do novo decreto feita pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta terça-feira. Esta é a única mudança definida pelas novas determinações de adequação com o Sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.