O Parque do Saiqui onde fica o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Canela estará fechado no próximo domingo (24) e na terça-feira (26). O objetivo é evitar aglomerações no dia 26 de maio. A romaria deste ano foi transferida para setembro.
A procissão motorizada ocorrerá no dia 5, com a tradicional bênção aos automóveis, e no dia 6 será a vez da procissão a pé. A data foi escolhida por causa das comemorações da natividade de Nossa Senhora, no dia 8 de setembro.
Para o dia 26 de maio, está marcada uma missa com transmissão pelo Facebook do Santuário, às 19h, sem presença de público. Além disso, nesta sexta-feira (22), às 19h30min, ocorre uma celebração, com cantos e orações, que também poderá ser acompanhada pela rede social.
— A gente está pedindo para que as pessoas fiquem em casa — orienta o reitor do Santuário, padre Victor Farias.
Para a terça-feira, o reitor também solicitou o apoio da Brigada Militar para evitar aglomerações próximas ao santuário. Normalmente, o parque abre das 8h às 18h. Placas informativas sobre as medidas de distanciamento social e higienização foram instaladas. Conforme o reitor do Santuário, a entrada na igreja está condicionada ao uso de máscaras.
A Romaria de Caravaggio em Farroupilha, a maior do Estado, também não terá missas presenciais neste ano. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais. Em nota divulgada na quarta-feira (20), o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, pediu que os devotos "rezem em casa".