
O Hospital São Pedro, de Garibaldi, instala nesta quinta-feira (7) móveis e equipamentos de UTI comprados para criar 10 leitos voltados a pacientes com covid-19. No entanto, como o serviço de terapia intensa não está habilitado pelo Ministério da Saúde, por enquanto, as vagas serão ocupadas para isolamento de casos de coronavírus.
Leia mais
Serra tem 16 leitos de UTI prontos à espera de habilitação do Ministério da Saúde
Garibaldi tem terceira morte por coronavírus
O prédio de 500 metros quadrados, que se tornaria a maternidade do hospital, tinha previsão de ficar pronto até setembro, mas a pandemia fez os planos mudarem. Conforme o diretor Jaime Kurmann, uma campanha de doação da comunidade junto com liberação de recursos da prefeitura de Garibaldi e outros municípios que têm a instituição como referência permitiu um investimento de cerca de R$ 2 milhões na nova ala. A inauguração ocorreu na quarta-feira (6).
— Estamos com oito ou nove internados (por coronavírus) e a previsão é de aumento de casos — comenta Kurmann.
A instituição conta com outros 14 leitos de isolamento e um total de 73 vagas. Até então, o hospital não tinha UTI. De acordo com o diretor, a habilitação foi solicitada ao Ministério da Saúde há cerca de 15 dias. Garibaldi já contabiliza três mortes em decorrência do coronavírus.