A Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis obteve, na noite de sábado (11), a confirmação do primeiro caso de covid-19 no município. Trata-se de um homem de 63 anos que trabalha como motorista de caminhão e retornou de uma viagem à Bahia há duas semanas. Segundo informações da secretaria, ele encontra-se internado, em isolamento, com quadro de saúde estável.
O teste foi realizado por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), mas ainda não consta na relação oficial de casos confirmados do Estado, que já atingiu um total de 653 neste sábado (11). Veranópolis será a 80ª cidade do RS a ter pacientes positivos da doença.
Conforme a secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, o paciente buscou atendimento no Hospital São Peregrino Lazziozi por apresentar sintomas da doença ainda na quarta-feira (8). Tanto ele quanto a esposa teriam iniciado o autoisolamento dez dias antes, quando voltaram da viagem. O período recomendado de 15 dias se encerraria, portanto, neste domingo (12).
O primeiro caso reitera, segundo Vanessa, a importância da comunidade seguir as orientações e medidas preventivas que já vinham sendo tomadas pela administração municipal desde o início da pandemia. Segundo ela, as ações visam proteger pessoas dos grupos de risco, sobretudo idosos, que somam uma população de 3,5 mil diante do total de 26 mil habitantes da cidade.
— Já estávamos bem organizados e persistentes nas ações de prevenção realizadas no município. A gente não gostaria de ter uma confirmação da doença, mas entendemos que seja um motivo para as pessoas continuarem se cuidando e não relaxarem nas medidas que a administração municipal vem incentivando — afirma a secretária.
Vanessa afirma que um comitê especial criado para o enfrentamento da pandemia analisa semanalmente as ações municipais, de acordo com as decisões estaduais e com o contexto de Veranópolis. A fiscalização de estabelecimentos, sobretudo bares e restaurantes, foi intensificada. A cidade, que não contava com Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), já montou quatro leitos equipados para pacientes críticos e outros 14 específicos para pacientes respiratórios. O município também está distribuindo 10 mil máscaras de tecido à comunidade, sendo priorizados idosos e pacientes com comorbidades.