Desde o início da coleta de amostras para detectar infecção pelo novo coronavírus na região, a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que abrange 49 municípios, já intermediou 223 testes entre o Estado e 23 municípios da Serra. De acordo com o órgão, que distribui o material conforme as demandas locais e encaminha as amostras para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), em Porto Alegre, o número é referente apenas às coletas feitas pela rede pública de saúde.
A soma não inclui, portanto, aqueles encaminhados pela rede privada e reconhecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) posteriormente. Os números relacionados referem-se a testes realizados até o dia 31 de março. Desses, 13 foram confirmados e 57 ainda aguardam resultado. Pela tabela da SES, nesta quarta-feira (1º), a lista abrangida pela 5ª CRS contabilizou 19 confirmações: 13 em Caxias do Sul, duas em Bento Gonçalves, uma em Carlos Barbosa, uma em Farroupilha, uma em Garibaldi e uma em Paraí.
Em um primeiro momento, eram coletadas amostras apenas de pessoas que retornavam de viagens a países com registros da covid-19 e que apresentavam sintomas em até 14 dias. No Rio Grande do Sul, o protocolo, que antes era de contingenciamento, foi alterado para o de mitigação pelo Ministério da Saúde, em 20 de março. A alteração ocorreu após o registro do status de transmissão comunitária. Desde então, são considerados suspeitos e encaminhados para exame laboratorial casos de pacientes que busquem atendimento com os sintomas da doença ou já encontrem-se internados com problemas respiratórios.
Uma nota informativa publicada pelo Centro de Operações Emergenciais do Rio Grande do Sul (COE/RS) também estipulou, desde o dia 22 de março, a vigilância de profissionais da saúde que apresentem sintomas. Além disso, o COE articula a validação de laboratórios particulares nos exames para detecção do novo coronavírus, não sendo necessária, nestes casos, a contraprova do Lacen para reconhecimento do resultado por parte da SES.
Em Caxias, a cada 10 resultados, dois são positivos
Segundo a Coordenadoria Regional da Saúde, o fato de alguns laboratórios ainda não estarem validados pelo COE faz com que os números reconhecidos por municípios sejam bem diferentes dos reconhecidos pela SES, como ocorre com Caxias do Sul, por exemplo. A cidade tem 16 casos confirmados e apenas 13 são reconhecidos. Até esta quarta-feira, pelos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, os casos confirmados (16), curados (nove), suspeitos (67) e descartados (82), somam um total de 174 pacientes com amostras coletadas. Na cidade, portanto, a cada 20 resultados obtidos — ao todo são 107 entre confirmados e descartados —, pelo menos três são positivos para covid-19.
Testes rápidos
O Brasil recebeu na última terça-feira (31) uma remessa com 500 mil kits de testes rápidos para o novo coronavírus financiados pela empresa Vale. Outras 4,5 milhões de unidades deverão ser recebidas e distribuídas ao longo do mês de abril. A distribuição da primeira remessa dos testes — que permitem resultado em apenas 15 minutos — será realizada pelo Ministério de Infraestrutura a todos os Estados do país, porém, a 5ª CRS ainda não tem informações de quando ou mesmo se a região irá receber unidades.
TESTES PELA CRS*
:: Alto Feliz: 1
:: Antônio Prado: 2
:: Bento Gonçalves: 23 (3 positivos)
:: Bom Jesus: 1
:: Canela: 5
:: Carlos Barbosa: 5 (1 positivo)
:: Caxias do Sul: 103 (5 positivos)
:: Farroupilha: 10 (1 positivo)
:: Feliz: 3
:: Flores da Cunha: 4
:: Garibaldi: 8 (1 positivo)
:: Gramado: 16 (1 positivo)
:: Guaporé: 5
:: Ipê: 1
:: Monte Belo do Sul: 1
:: Nova Pádua: 1
:: Nova Petrópolis: 2
:: Nova Prata: 7
:: Paraí: 5 (1 positivo)
:: São Marcos: 3
:: Vacaria: 12
:: Veranópolis: 4
:: Vila Flores: 1
* Estes resultados são apenas de exames de covid-19 obtidos pelo Lacen/RS de Porto Alegre, até o dia 31 de março.