A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves estabeleceu que pacientes que buscaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de coronavírus nos últimos dois meses serão os primeiros a fazerem os testes comprados pelo município. São cerca de 300 pessoas que passaram pelo serviço e são monitoradas por causa da suspeita, mas não têm o diagnóstico confirmado. O mapeamento foi concluído e a aplicação dos exames será realizada nos próximos dias.
O município recebeu na sexta-feira (25) um lote com mil testes. No total, foram dois mil comprados. Segundo o secretário da Saúde, Diogo Siqueira, os demais serão usados para novos pacientes com sinais da doença após um período de sete a 10 dias do início dos sintomas. Os testes comprados identificam se a pessoa já tem imunidade ao coronavírus.
A intenção da testagem é ampliar a testagem da população para ter melhor embasamento na adoção de políticas relacionadas à pandemia. A compra dos testes ocorreu junto a laboratórios da China e da Coréia do Sul.