A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul informou, na tarde desta terça-feira (7), que retomará a cobrança do estacionamento rotativo no município — Zona Azul e Zona Verde — a partir das 9h da próxima segunda-feira (13). Os parquímetros não estavam funcionando desde o dia 23 de março, em decorrência da pandemia de coronavírus.
A decisão ocorreu em parceria com a empresa Rek Parking, concessionária do serviço em Caxias.
— Isso não foi uma decisão só da prefeitura e não só da Rek Parking. Eles tinham fornecido férias coletivas para os funcionários por causa do primeiro decreto (municipal, a respeito do coronavírus) e isso, esse período de férias, já está se encerrando. Ou seja, já existia um planejamento para retorno e estamos concordando com isso — explica o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring.
Conforme Willenbring, a empresa responsável oferecerá material de proteção aos funcionários — máscaras e luvas — e como não estarão em aglomeração, não vê grandes riscos:
— Eu não creio nisso, que seria um risco maior os funcionários da Rek Parking estarem trabalhando, até porque eles vão utilizar equipamento de proteção individual, estarão ao ar livre e sem a necessidade de contato direto com as pessoas.
O secretário explica que há um aumento considerável no fluxo de veículos no centro da cidade e, em decorrência disso, há muita procura por estacionamento nestes pontos de Caxias do Sul.
— Uma das filosofias do estacionamento rotativo é permitir uma rotatividade de veículos em cada vaga. Além disso, tem também um percentual considerável de arrecadação da Rek Parking que é destinada para a FAS (Fundação de Assistência Social), algo em torno de 30%, que é bem importante, até neste momento em que estão realizando um grande trabalho com os moradores de rua — explica.
A taxa mínima da Zona Azul é R$ 2,80. Enquanto o valor na Zona Verde é R$ 1,40. Ambos correspondem a 60 minutos de estacionamento.