Uma agência bancária de Caxias do Sul bem que tentou ordenar a fila dos seus clientes nesta semana de pagamento. O banco, localizado entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Borges de Medeiros, colocou fitas adesivas amarelas na calçada para demarcar a distância segura entre as pessoas, mas, por volta de 13h desta terça-feira (7), elas eram meros enfeites. As pessoas se aglomeraram em frente ao local, formaram a fila no sentido inverso e permaneceram muito próximas umas das outras — apenas alguns se mantinham afastados. O mais preocupante no processo todo? A maioria era de um dos grupos de risco do coronavírus: os idosos.
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Além das fitas adesivas, os bancos definiram algumas regras para tentar reduzir o alto fluxo e proteger quem entra e sai das unidades. Internamente, as agências não podem passar de 30% da sua lotação, além de manter uma distância segura de clientes e funcionários — esses também ganharam máscaras para o atendimento ao público. Há horários específicos para o atendimento aos idosos, sendo na grande maioria das 9h às 10h — exceto o Bradesco, que inicia às 8h. Depois, as agências funcionam das 10 às 14h para o público em geral — caixas eletrônicos seguem até as 22h.
O Banrisul é a instituição que implementou as regras mais rígidas. Só atende com horário marcado, inclusive para atendimento nos caixas internos. Mas também existem dicas e informações comuns que podem auxiliar as pessoas. A Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) insiste que os clientes evitem comparecer nas agências. Quem comparece, na sua grande maioria, é direcionada aos caixas eletrônicos, onde o usuário pode fazer todas as suas transações bancárias.
Para evitar as aglomerações e possível contágio, existem dicas básicas. Idosos devem pedir ajuda de parentes ou pessoas de confiança para que realizem suas transações, permitindo que possam permanecer em casa. Se possível, é melhor trocar o dinheiro em espécie por meios eletrônicos, como cartão de débito. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta que as notas carregam diversos tipos de bactérias e vírus.
Para aqueles que têm acesso à internet e possuem smartphone, prefiram realizar seus processos por aplicativos. Todos os bancos possuem esse canal e nele é possível pagar boletos, consultar o saldo e fazer transferências ou pedidos de empréstimos — algumas instituições estão renegociando prazos de dívidas referente a empréstimos. Quando houver dúvida, o ideal é consultar as instituições por centrais de atendimento. Só deve ir à agência quem não conseguiu efetuar suas transações nos demais canais.
CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS COMUNS:
1) Devo sacar dinheiro?
Só em casos específicos. No mais, prefira os meios eletrônicos como o cartão de débito ou pagamentos por aplicativos.
2) Preciso sacar dinheiro. Como proceder?
Faça nos caixas eletrônicos e prefira horários de menor fluxo. A maior parte das agências tem horário de funcionamento até as 22h. Aos grupos de risco, preferível que familiares e pessoas de alta confiança possam realizar essa transação, sem expor essas pessoas na rua.
3) Como faço para pagar as minhas contas?
Prefira realizar pelo aplicativo do seu banco. Caso contrário, você pode pagar em diversos terminais eletrônico (prefira horários de menor movimento). Deixe lotéricas e caixas de bancos para clientes que não dispõe dos meios online.
4) Preciso fazer prova de vida?
O INSS suspendeu a necessidade da prova de vida por quatro meses, a partir de março. Nesse período, os segurados receberão o pagamentos dos seus benefícios normalmente.
5) Quando devo comparecer na agência física?
Quando não conseguir realizar suas transações por nenhum meio citado anteriormente. No caso do Banrisul, atenção porque a instituição só atenderá com horário marcado.
6) Como faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?*
Os clientes, pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco e expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.
7) É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e renegociar o prazo de uma dívida?*
Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.
8) A medida vale para quais bancos?*
A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú/Unibanco e Santander.
9) A medida vale para boletos de consumo?*
Não, a medida não inclui boletos de consumo (água, luz, telefone) ou de tributos (impostos), porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos; cheque especial e cartão de crédito também não são prorrogáveis.
10) Após renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição pode me cobrar juros?*
Cada banco irá estabelecer seu procedimento e cada caso será avaliado de forma individual.
*Fonte Febraban
CONFIRA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTOS
Banrisul
:: 11h às 12h: aposentados e pensionistas do INSS.
:: 12h às 16h: demais clientes com agendamento via telefone.
:: 8h30min às 17h30min: salas de autoatendimento.
SAC: 0800.6461515
Banco do Brasil
:: 9h às 10h: aposentados e pensionistas.
:: 10h às 14h: clientes em geral, com restrições*.
:: 6h às 22h: salas de autoatendimento.
Caixa
:: 9h às 10h: aposentados, gestantes e portadores de deficiência.
:: 10h às 14h: clientes em geral, com restrições*.
:: 6h às 22h: salas de autoatendimento.
Santander
:: 9h às 10h: aposentados, gestantes e portadores e deficiência física.
:: 10h às 14h: clientes em geral, com restrições*.
:: 6h às 22h: salas de autoatendimento.
Bradesco
:: 8h às 10h: aposentados.
:: 10h às 14h: clientes em geral, com restrições*.
:: 8h às 17h: salas de autoatendimento.
Itaú/Unibanco
:: 9h às 10h: aposentados.
:: 10h às 14h: clientes em geral com restrições*.
:: 6h às 22h: salas de autoatendimento.
Sicredi
:: 11h às 16h: clientes em geral, com restrições
:: 6h às 22h: salas autoatendimento
* Limite de 30% de ocupação da capacidade física dos estabelecimentos.
Lotéricas
:: 9h às 17h: de segunda a sábado.