A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul desmente os vídeos que circulam nas redes sociais onde um imigrante senegalês supostamente teria morrido em função do coronavírus. Os vídeos ganharam destaques em grupos de conversas na segunda-feira (23). Um deles mostra um grupo de pessoas conversando com agentes funerários paramentados com macacões e máscaras. Nas outras imagens é possível verificar o sepultamento de uma pessoa.
A médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul, esclarece que não há nenhuma morte por covid-19 registrada no município.
Leia mais
Em um dia, 383 casos de descumprimento do decreto em prevenção ao coronavírus são denunciados em Caxias
Gramado decreta calamidade pública e determina que população fique em casa
Hóspedes e funcionários de hotel em Gramado ficarão em quarentena por duas semanas
— Não há registros de nenhum óbito por coronavírus. Se houver, as pessoas serão informadas da forma transparente como estamos fazendo — diz a profissional.
A médica reforça que diariamente, às 17h, a Secretária Municipal da Saúde (SMS) divulga um boletim atualizado sobre os casos da cidade na página do Facebook.
O diretor comercial do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo, diz que o procedimento mostrado no vídeo, em que os profissionais aparecem vestidos com macacões brancos, é uma medida de segurança, assim como as que outros profissionais estão tendo. Segundo o grupo, talvez outros sepultamentos sejam feitos assim.
Também por meio das redes sociais o senegalês Cheikh Mbacke Gueye, o Cher, desmentiu a suposta morte de um conterrâneo:
— Eu moro há oito anos em Caxias. Sei quem são os senegaleses e quem não são. Dá para ver bem claro no vídeo que estão falando outra língua, que não é a do Senegal. Então, eu quero dizer que neste vídeo não são senegaleses, não sei de onde são. Não sei onde foi filmado. Por favor, vamos pensar bem as coisas que compartilhamos — pede o criador do projeto Senegal, Ser Negão, Ser Legal.
Conforme o último boletim divulgado pela SMS, cinco novos pacientes foram confirmados com covid-19 em Caxias. Os dois primeiros casos divulgados já foram curados.
Leia também
Municípios da Serra recebem novas vacinas da gripe na quarta-feira
Câmara de Bento Gonçalves adota home office e realiza sessão virtual