Os planos de saúde Circulo e Fátima cancelaram todos os atendimentos eletivos (não urgentes) que estavam agendados pelos beneficiários. A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (18) e vale para consultas, exames e cirurgias, seguindo determinações de autoridades de saúde.
Leia mais
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Fechamento de academias e abrigo de moradores de rua: as 15 determinações mais impactantes em Caxias do Sul
Estabelecimentos comerciais mudam rotina para conter avanço do coronavírus
O Fátima diz que adotou a medida seguindo orientação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada na terça-feira (17). Já o Círculo diz que desmarcou, ainda na quarta-feira, tudo o que estava agendado. No início da semana, a operadora de saúde havia suspendido novos agendamentos. Agora, a medida foi ampliada seguindo orientações também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária de Caxias do Sul.
— Isso é realizado por dois motivos: para disponibilizar o máximo da estrutura para atendimento dos casos e reduzir a circulação de pessoas nos serviços de saúde. Sabemos que tem muita gente que acredita que seus casos são urgentes. Então, se o beneficiário tiver alguma dúvida, deve procurar o médico para saber se o procedimento pode esperar. Se as operadoras não tomarem essas medidas, vão contribuir não só para a disseminação do vírus, como vão prejudicar a estrutura de atendimento — explica a diretora do Hospital do Círculo, Isabel Bertuol.