Beneficiários do plano Fátima, de Caxias do Sul, que sentirem sintomas característicos do coronavírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar são orientados inicialmente a ligar para a instituição para obter orientações. O número disponibilizado pela operadora é o 0800.722.8333.
Conforme o médico Anselmo Gallio, diretor técnico do Fátima, buscando o contato o beneficiário receberá instruções dos procedimentos que deve seguir.
— O ideal no momento é as pessoas não saírem de casa, tentar nos ligar para nós orientarmos o que deve ser feito neste momento. Estamos orientando as pessoas a evitar procurar serviços de emergência, hospitais que são locais com maior aglomeração de pessoas e que vai ter um risco maior — explica.
Com relação aos idosos, a recomendação é principalmente evitar sair de casa em qualquer circunstância. A operadora tem procurado os beneficiários acima dos 70 anos para repassar instruções. Essa faixa etária representa 3,5 mil dos 50 mil clientes da operadora. Além disso, Gallio afirma que o Fátima já está em contato com os hospitais credenciados para viabilizar a estrutura de atendimento para eventuais casos.
No Círculo, a orientação é buscar o pronto-atendimento somente em casos de dificuldade respiratória, que podem evoluir para casos mais graves de covid-19. A recomendação para beneficiários que tiverem sintomas leves é permanecer em casa, em isolamento por 14 dias. Já na rede pública, a recomendação é que pessoas com sintomas leves também busquem atendimento para que possa ser encaminhado o teste. A reportagem não conseguiu contato com a Unimed.