Faltando dois dias para o término das candidaturas para o concurso de escolha das soberanas da Festa da Uva, apenas três participantes formalizaram a inscrição. O baixo número, porém, não preocupa a Comissão Social do evento, que diz já ter cinco novas inscrições confirmadas e espera terminar o prazo com 10 a 12, podendo chegar a 15 candidatas. O último concurso contou com um total de 17 candidatas.
Leia mais
Pricila Zanol é a primeira candidata inscrita a Rainha da Festa da Uva
Veterinária de 29 anos é a segunda candidata a rainha da Festa da Uva
Fisioterapeuta é a terceira candidata inscrita no concurso da Festa da Uva
Conforme a vice-diretora da Comissão Social da Festa da Uva, Michele Censi, a estratégia das entidades, que apostam no fator surpresa, é um dos motivos para a maior parte das inscrições ficarem para a última hora. Ela reconhece, porém, que foi necessário um trabalho intenso de negociações junto a empresas para tornar o patrocínio de candidatas mais atrativo. As inscrições começaram em 18 de novembro e teriam prazo de um mês, mas acabaram adiadas.
— Sempre temos uma expectativa com relação ao número devido ao histórico. Chegamos a ter 30, mas isso foi no passado. Tivemos um ano muito difícil, tanto economicamente quanto politicamente, mas percebemos uma abertura maior das empresas durante esse trabalho. Aquele perfil que existia na década de 1980 e 1990 era diferente. Hoje, com esta geração, temos outra dinâmica nesta faixa etária, com meninas indo estudar no exterior, por exemplo, e também com o momento das empresas — avalia a vice-diretora, descartando influência do modelo da última festa.
A constatação da Comissão Social, segundo Michele, é de que não houve falta de interesse por parte do setor privado em apoiar o concurso, mas a conjuntura econômica prejudicou investimentos nessa área. Por conta disso, a disputa deste ano terá alterações a fim de reduzir o custo aos apoiadores. Não será mais necessário, por exemplo, contratar profissionais para realizar a releitura histórica para confecção dos vestidos e a produção deles também será mais barata devido a modificações no processo de costura. Além disso, o objetivo é dar mais visibilidade às marcas, associando de forma mais efetiva o nome das candidatas às entidades patrocinadoras.
— Tentamos fazer com que o custo fosse o mínimo possível — revela Michele.
O número de candidatas também deve interferir no tamanho do evento de escolha, que ainda não tem data marcada. Com menos candidatas, o número de torcidas também cai, por exemplo. No entanto, o próprio planejamento concurso, que já teve início, considera a possibilidade de um evento de dimensões reduzidas, embora nada esteja definido.
Não há horário para término das inscrições na sexta-feira (6). O regulamento deve ser retirado pelas candidatas no escritório da Festa da Uva, que fica na Rua Carlos Giesen, 1297, sala térrea, bairro Exposição. Informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3207.1133 e (54) 3211.0719. As participantes precisam ter entre 18 e 30 anos e representar, obrigatoriamente, no mínimo uma e no máximo três entidades. Os compromissos de capacitação das candidatas começam já no próximo sábado (7).
Confira as três candidatas já inscritas
:: Pricila Zanol, 24 anos, que representa o distrito de Ana Rech e a Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar);
:: Thaís Marcon, 29 anos, a Rede de Postos Gambino;
:: Bianca Fabro Ott, 28 anos, o Círculo Saúde;