O anúncio feito pelo governo do Estado nesta terça-feira (10) de mais viaturas para as unidades do Instituto Geral de Perícias (IGP) no Rio Grande do Sul não é a principal preocupação da equipe regional do órgão em Caxias do Sul, que atende 54 municípios da Serra. A demanda mais urgente é, na verdade, por papiloscopistas (profissionais que recolhem impressões digitais para identificação). Apesar de um concurso público ter sido anunciado no mesmo ato, ainda não há previsão de quando os postos na Serra seriam ocupados por novos nomeados.
— Temos um pessoal mais antigo que irá se aposentar. Com isso, em Caxias e Bento Gonçalves, vamos suspender as perícias de coletas de impressões digitais por falta de pessoal — diz o coordenador Airton Kraemer, ao explicar que a medida deverá ser tomada assim que os funcionários obtiverem confirmação dos pedidos da Previdência.
De acordo com Kraemer, a unidade de Caxias conta atualmente com três papiloscopistas que atuam no setor de carteiras de identidade e dois que são específicos para perícias de criminalidade. Os dois da área criminal e outro do setor de documentação aguardam a resposta da aposentadoria para encerrar o trabalho no local. O profissional de Bento Gonçalves, que executa o serviço dos dois setores, também está prestes a sair pelo motivo de aposentadoria.
Kraemer ressalta que, quando houver a mudança, os trabalhos no IGP serão focados nos serviços de carteira de identidade e no setor de medicina legal, onde são realizados exames de necropsia e de corpo delito, tanto em vítimas quanto em presos.
Sobre o anúncio do governo estadual, Caxias do Sul passará a contar com uma viatura Blazer 4x4 para auxiliar a equipe, que já trabalha com outras cinco. Destas, duas são específicas para transporte de cadáver e três usadas para conduzir equipamentos necessários às perícias. Quanto ao concurso, o certame está previsto para abril. No entanto, após as provas os candidatos ainda passarão por curso de formação até serem designados às cidades onde irão atuar.
A partir das 14h desta terça-feira (10), haverá uma visita do prefeito Flávio Cassina ao IGP, localizado nas dependências da Universidade de Caxias do Sul (UCS).