Com a atualização dos casos pelo Ministério da Saúde, são 10 os casos com suspeita de coronavírus na Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias. A maioria deles está em Caxias do Sul. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade chegou a ter sete suspeitos e baixou para três, com descarte de quatro casos. Porém, o dado informado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) traz dois casos suspeitos em Caxias e quatro descartados.
Leia mais
Caxias descarta dois casos suspeitos de coronavírus e registra dois novos
Municípios da Serra se preparam para cuidados em relação ao coronavírus
Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
Gramado teve o primeiro caso registrado, sendo a oitava cidade da região com pessoas investigadas. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado, Marina Toniolo, porém, diz que o registro foi um engano e que a cidade não tem nenhum caso suspeito. Lembrando que Flores da Cunha chegou a ter suspeitas mas elas foram descartadas.
Nesta terça-feira, o Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou, o primeiro caso positivo para coronavírus do Rio Grande do Sul. O anúncio ocorreu em coletiva no Palácio Piratini, com a presença da titular da pasta, Arita Bergmann, e do governador Eduardo Leite. O paciente é um empresário de 60 anos, morador de Campo Bom, no Vale dos Sinos. Ele esteve em Milão, na Itália, entre os dias 16 e 23 de fevereiro.
Segundo a SES, o empresário apresenta quadro clínico leve e permanece em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar. Nenhum familiar dele apresentou sintomas, porém eles seguirão sendo acompanhados, assim como o homem infectado.
Com a confirmação, o RS é o oitavo estado do país com pessoas infectadas pelo vírus, ao lado de São Paulo (19), Rio de Janeiro (8), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (1). No Brasil, segundo dados desta terça do Ministério da Saúde, são 34 confirmados, 780 descartados e 893 suspeitos. O Ministério informou ainda que a partir de segunda, os dados dos casos excluídos não serão mais apresentados. No Rio Grande do Sul, foram notificados, até esta terça, 234 casos. Entre eles, um confirmado, 129 descartados e 69 suspeitos seguem em investigação para covid-19.
Os 10 casos suspeitos na Serra:
:: Em Farroupilha um caso foi descartado e um permanece em investigação. Eram dois homens de 32 anos que teriam retornado recentemente da Itália.
:: Em Caxias são três suspeitos: uma criança de um ano que reside na Espanha e veio visitar a família em Caxias; um homem que viajou a Paris e Londres; e um jovem que esteve em Milão, na Itália. Quatro casos foram descartados: um casal que esteve em viagem à Itália; uma mulher que retornou de viagem passando por diversos países da Europa; e um jovem que retornou do Japão.
:: Canela tinha dois pacientes em investigação, teve um somado ontem e um descartado. Portanto, segue com dois.
:: Bento Gonçalves que, até sexta, tinha um, agora tem dois suspeitos em investigação e um caso descartado.
:: Guaporé teve os dois casos suspeitos descartados.
:: Vacaria teve o primeiro caso suspeito registrado.
:: Gramado também teve a primeira suspeita registrada
Como prevenir o contágio:
:: Lavar as mãos.
_ A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir.
_ Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez.
_ Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar.
_ Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
:: Evitar contato próximo com pessoas doentes.
:: Ficar em casa quando estiver doente.
:: Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
:: Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.
:: Evitar tocar olhos, boca e nariz. Esse contato permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção.
:: Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo) mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
:: As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.