Com a pandemia do novo coronavírus e a confirmação do segundo caso de covid-19 em Caxias do Sul, a busca por produtos que ajudam no combate ao vírus tem se intensificado no município. É o que relatam os responsáveis por farmácias de manipulação — estabelecimento que, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), agora pode preparar e vender álcool gel diretamente para o público.
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
Pela autorização, as farmácias de manipulação têm condições de fabricar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool em gel, álcool etílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%. Todas essas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser usadas no combate ao coronavírus.
Em Caxias, não é somente em mercados que o álcool gel está em falta. As farmácias magistrais, como também são conhecidas as farmácias de manipulação, já registram grande demanda pelo produto, resultando até mesmo na escassez de matéria-prima:
— A procura aumentou e muito. O que tínhamos de revenda esgotou — afirma o responsável técnico pela Bellafarma, Gilberto Biegelmeyer.
— Estamos orientando as pessoas a levarem pouco (álcool gel), para que todos possam ter — explica Cezar Renato de Moura Pires, responsável técnico da matriz da Natufarma.
Dependendo da disponibilidade do produto, que deve seguir variando ao longo das próximas semanas, é possível reservar a compra por telefone. Nos dois locais, a dica dos responsáveis é fazer o contato antes de se dirigir pessoalmente às farmácias:
— Justamente para evitar aglomerações — complementa Biegelmeyer. — Temos que ir com calma e tranquilidade, seguindo o exemplo do Japão: todos pegam pouco, nenhum fica sem.