Em meio a um cenário tão desafiador e preocupante causado pela pandemia do coronavírus, a chegada de uma nova vida deve ser comemorada duplamente. Esta é uma das lições para o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio, Paulo Renato Mayer Portinho, que fez o parto de um bebê no último sábado (21). A criança, uma menina que ganhou o nome de Eloá, nasceu dentro da unidade de resgate de corporação, a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
O chamado ocorreu pouco antes das 10h de sábado. Conforme o comandante, durante o deslocamento, a equipe imaginou que tratava-se de uma situação em que a mãe estava no início do trabalho de parto.
— Chegando no local, vimos que a mãe já estava pronta para o trabalho de parto. Tentamos agilizar o máximo possível para levá-la até a UPA. Só que no meio do caminho a Eloá resolveu vir ao mundo. Até brinquei com meu pessoal que vamos ter mais uma bombeira no efetivo — conta Portinho.
Conforme o bombeiro, a mãe, uma jovem de 18 anos, e a bebê passam bem. Após o parto dentro da unidade de resgate, elas foram encaminhadas para a UPA para finalização do atendimento.
— Deu tudo certo. Foi um parto aparentemente fácil — reforça o comandante.
Com 40 anos de experiência, Portinho conta que foi a primeira vez que auxiliou no nascimento de um bebê:
— Fico contente, emocionado, afinal, os dias têm sido cheios de tragédias e notícias tristes. Fica aquele ditado "um bebê é a opinião de Deus que o mundo deve continuar". Também tenho que elogiar e agradecer toda equipe que deu todo o assessoramento necessário.