Cerca de 80 pessoas participaram da audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (12), no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O encontro promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transportes e Habitação (CEDUTH) e teve como tema o transporte público e a mobilidade urbana, tema altamente em voga no município.
Entre os painelistas estiveram o gerente de Inovação da Marcopolo, engenheiro Letras Amaral Santos; o arquiteto e urbanista Edson Marchioro; além do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alfonso Willenbring Júnior. A representação da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (Eptc), prevista para compor a mesa, não esteve presente por compromissos com debates realizados na Capital, mas se disponibilizou a participar de futuros encontros que tenham o transporte urbano como temática.
A necessidade de modernização no modelo de transporte para Caxias foi um dos pontos mais levantados na audiência. Novos formatos para a cidade, a questão da gratuidade, dos seletivos e, sobretudo, o prazo de renovação da concessão que se encerra em maio deste ano, são assuntos considerados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM) que, segundo o secretário, pretende intensificar os encontros com o Conselho Municipal de Trânsito para construções conjuntas do novo edital.
— Não acredito que vamos conseguir cumprir o prazo para renovação, mas a parte técnica já está definida e uma audiência pública será agendada em breve para debatermos este assunto com a população — afirmou o secretário em entrevista ao Pioneiro.
Em sua fala no plenário, o secretário foi convidado a esclarecer o aumento da tarifa nas passagens urbanas, mas destacou também o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana e o transporte seletivo, que pretende tocar de forma aberta e com a participação de entidades e usuários do serviço.
— O cidadão caxiense é quem precisa definir o que deseja para o futuro e o futuro já é amanhã — afirmou.