O prazo para recadastramento biométrico em Canela termina nesta quarta-feira (11) e mais de seis mil eleitores ainda não atualizaram o título.
O funcionamento do Cartório Eleitoral na cidade é das 12h às 19h. Não há uma quantidade exata de fichas a serem distribuídas por dia e a forma de atendimento é conforme a ordem de chegada. O Cartório disponibiliza agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, mas não havia mais disponibilidade de horários tanto para esta terça-feira (10), quanto para quarta.
Ainda na sexta-feira (6), faltavam 22% dos eleitores realizarem o recadastramento, o que representa mais de sete mil pessoas. Agora, após o plantão do último fim de semana, o número de eleitores que faltam cadastrar as digitais diminuiu para 6.732 mil. Até agora, 26.331 já atualizaram o título, o que representa 79% do eleitorado.
Para realizar o recadastramento, os eleitores devem levar documento original com foto e comprovante de endereço. Quem não tiver como comprovar residência com documentos no próprio nome, pode levar de um familiar. Quem vive de aluguel sem contrato precisa de uma declaração dos proprietários do imóvel comprovando o vínculo, documento que inclusive pode ser obtido no próprio cartório. Além disso, quem tiver o título antigo deve levá-lo para que seja substituído. O chefe do Cartório Eleitoral de Canela, Guilherme Cavagnoli ressalta que o procedimento demora em torno de 7 a 10 minutos.
Os eleitores sem a regularização não poderão votar nas eleições municipais de 2020 e terão o título cancelado. Outra consequência é a impossibilidade de obter empréstimos em bancos. Além disso, quem tem cargo público não poderá receber o salário.