De quarta-feira (19) até sexta, a Guarda Municipal colocará em prática a operação volta às aulas nas escolas municipais de Caxias do Sul. O efetivo contará com 12 agentes, quatro a mais que no ano passado, que atuarão na entrada e saída de 45 instituições do município. A ideia é fazer a distribuição de adesivos com o contato da Guarda (153), além de blitz educativas com orientações para pais e alunos. Cinco viaturas participarão das ações.
Leia mais
Faltam cerca de 30 professores na rede municipal de Caxias para início do ano letivo
Maioria das escolas estaduais retoma as atividades nesta terça na Serra
— Os dias de retorno as aulas são muito sensíveis. A ideia é começar com o pé direito. Vamos dar orientações aos pais, para por exemplo, se certificarem que os filhos realmente entraram na escola; para que conversem com os responsáveis pelas vans para saber como está sendo a ida e a volta da escola; e aconselhar os alunos para que procurem andar em grupos e que não aceitem nada de estranhos, principalmente caronas — explica o gerente do Centro de Ações Preventivas da Guarda Municipal, Ronaldo de Godoy.
Ao longo do ano letivo, a presença dos agentes seguirá diariamente com o projeto Guarda Escolar. Nele, três agentes se revezam para fazer o controle da entrada e saída, além de conversar com a direção das escolas.
Para finalizar, Godoy lista situações que a Guarda pode ser acionada pelo telefone 153:
— Todos os casos que se referirem a crimes ou atos infracionais, como ameaças, agressões e consumo de drogas.