O terminal de cargas do Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, registrou alagamento após as chuvas que ocorreram em regiões da cidade na tarde desta sexta-feira (7). Segundo informações da administração, o mesmo problema aconteceu quinta-feira (6) e repete-se há anos, sendo agravado em 2019 após a colocação de cascalho.
De acordo com o diretor do aeroporto regional, Maurício D’Avila, ainda no final de 2019 o Departamento Aeroportuário (DAP) abriu um pregão para contratar o serviço de execução de calçamento e canaletas coletoras na área do terminal de cargas. A obra que tinha conclusão prevista ainda para o mês de janeiro nem foi iniciada pela contratada, uma empresa de Santa Cruz.
— Como a área é considerada privada, o município não executa a obra, por isso recorremos ao Estado. A ideia é fazer uma canaleta que escoe a água e evite que alague o terminal. Pelo que o Estado me informou, a empresa está sendo notificada, inclusive com multa referente aos dias de atraso — afirmou D'Ávila.
Nesta sexta-feira, uma forte chuva que iniciou por volta das 16h alagou, em poucos minutos, a área onde são recebidas cargas pela Go Log e Azul Cargo. O nível de água, que em alguns pontos fica superior a 10 centímetros, atrapalha a entrada do local.
Quando os alagamentos ocorrem, as equipes elevam as mercadorias com auxílio de paletes para evitar que os produtos sejam danificados pela água, que precisa ser removida com auxílio de rodos.