Mais de 100 mil pessoas se divertiram nas ruas de Caxias do Sul no último fim de semana para aproveitar o Carnaval durante os tradicionais blocos de rua na cidade. Enquanto muitos foliões utilizaram os tonéis e lixeiras distribuídos pelas vias, outros deixaram um rastro de lixo nas ruas e no entorno de onde a multidão se reuniu para curtir a festa.
Dois vídeos que circulam nas redes sociais mostram a quantidade de lixo descartado. São garrafas de vidro, latas e copos plásticos que tomaram a Estação Férrea e entorno, a Rua Dom José Barea e arredores da Maesa. O Carnaval começou ainda no sábado (22) e seguiu até o final da noite deste domingo (24).
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), foram recolhidos 62 metros cúbicos de resíduos nos dois primeiros dias das comemorações de Carnaval na cidade. O volume equivale a 46,5 mil quilos de lixo. Ainda segundo a companhia, a limpeza das ruas e espaços públicos seguiu um cronograma montado para ser eficaz e com baixo custo operacional.
- Equipes que trabalham à noite e madrugada na varrição das ruas foram realocadas em pontos estratégicos durante o sábado e o domingo. Já no começo da manhã, equipes da limpeza mecanizada foram empregadas na operação de Carnaval durante o final de semana - aponta a nota.
Ainda segundo a nota, a limpeza das áreas não ocorre simultaneamente aos eventos e, em determinados casos, nem mesmo imediatamente após seu encerramento. A Codeca traça estratégias específicas para cada cenário, fazendo com que o trabalho tenha mais efetividade e celeridade.
Leia também
Galhos de plátanos no Parque dos Macaquinhos, em Caxias, serão cortados devido à erva-de-passarinho
Aumento de casos de doenças felinas incentiva criação de campanha em Caxias
Morre, em Gramado, Horst Volk, fundador da fabricante de calçados Ortopé