A valorização da cultura negra em Caxias do Sul também ganhou celebração neste Carnaval. Na noite desta sexta-feira (28), ocorre a segunda edição do Bloco Afro Navio Negreiro. O cortejo iniciou por volta das 20h30min, acompanhado por mais de 150 pessoas, na Praça Dante Alighieri.
Os foliões seguem pela Avenida Júlio de Castilhos até a Rua Moreira César, pegando ainda a Rua Os Dezoito do Forte e a Coronel Flores até a Estação Férrea. Logo após o cortejo, o Mississippi Delta Blues Bar sedia a festa Afroxé com Acarajé promovida pelo Bloco.
— Esse bloco tem o intuito de valorizar todas as riquezas que vieram para o Brasil com os navios negreiros — declarou Vanessa Carraro, uma das organizadoras do projeto.
Uma das tantas particularidades positivas do Bloco Afro Navio Negreiro é que as ações ultrapassam o período do Carnaval. Além do cortejo, haverá oficinas de dança, percussão, customização e indumentárias, gratuitas, que ocorrem ao longo do ano, a partir de março. O objetivo é a formação e continuidade de um grupo qualificado que integrará atividades culturais da cidade.