A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (10) em postos de saúde de municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), que abrange a região da Serra Gaúcha. O período seguirá até 13 de março com o foco na imunização de crianças e adolescentes entre cinco e 19 anos.
De acordo com a 5ª CRS, são 51 mil doses à disposição das 49 cidades que integram a coordenadoria de saúde na região. Para Caxias do Sul, 4 mil doses já estão à disposição do público-alvo.
As pessoas são orientadas a procurar uma unidade de saúde portando a carteira de vacinação. Caso o usuário não tenha o documento, ou não tenha certeza se já foi vacinado, a orientação é procurar o posto mesmo assim.
— Se há dúvida, é preferível que faça, mesmo sem ter certeza. O sarampo foi, no passado, responsável por uma mortalidade infantil considerável. No Brasil, estávamos livres do sarampo, mas a cobertura dessa vacina e de outras caiu muito nos últimos anos. Por isso, temos o sarampo e outras doenças retornando — afirmou a titular da 5ª CRS, Tatiane Fiori. A duração da imunização é de 49 anos, segundo a coordenadoria.
Nesta segunda-feira (10), a técnica de enfermagem Fátima Rodrigues, 40, levou seu filho para receber a vacina na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário. No entanto, quando a caderneta de João Miguel Alves, 7, foi conferida, ela foi informada que o menino já havia recebido a imunização em 2013.
—É importante conferir! Quando soube da campanha me preocupei e trouxe ele até o posto — disse ela
Todas as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Caxias do Sul terão a vacina, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. O horário de atendimento é das 8h às 16h durante a semana. No sábado (15), os postos atenderão das 8h às 17h. Também no sábado, haverá o dia D de vacinação.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, um ponto estratégico será instalado no shopping Prataviera, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, para facilitar o acesso para o dia D. No mesmo dia, será realizada também a atualização da vacina do HPV e febre amarela nas unidades básicas.