Deve ser concluído até o fim da noite deste sábado (15) o conserto das adutoras danificadas do Sistema Faxinal, em Caxias do Sul. O problema, que iniciou na sexta, ocasionou falta de água em metade dos bairros de Caxias do Sul. O conserto de um dos pontos danificados já está concluído, resultando no bombeamento de 400 litros de água por segundo.
Leia mais
Equipes trabalham para terminar conserto de adutora do Faxinal ainda neste sábado
Adutora do Faxinal rompe novamente e mais de 100 bairros e loteamentos ficam sem água em Caxias
Rompimento de adutora do Faxinal pode causar falta d'água na parte sul de Caxias
— Ligando o segundo conjunto de bombamento (o que deve ocorrer até o fim do sábado), estaremos com a possibilidade de normalizar o sistema. A retomada efetiva vai acontecer gradativamente durante todo o domingo e alguma coisa até na segunda-feira de madrugada — informou Idair Antônio Moschen, diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), alertando que a principal demora no retorno do abastecimento ocorre nos bairros localizados em regiões mais altas da cidade.
A falta de água marcou o sábado (15) de cerca de 200 mil pessoas em Caxias. De acordo com Moschen, os quatro caminhões-pipas do Samae trabalharam o dia todo para minimizar danos.
— Estamos atendendo, prioritariamente, hospitais; depois, casas de saúde, lares de idosos ou alguma situação pontual — disse.
Mais informações podem ser solicitadas ao plantão do Samae, pelo telefone 115.
Leia também
Confira a charge deste final de semana
Colheita da maçã, em Vacaria, tem presença recorde de indígenas do Mato Grosso do Sul
Nova tarifa de ônibus em Caxias entra na pauta do Conselho de Trânsito na próxima terça
Gasolina custa em média R$ 4,70 em Caxias, segundo levantamento da ANP