A prefeitura de Bento Gonçalves divulgou na última sexta-feira (21) que há dois casos suspeitos de sarampo na cidade. Os pacientes são uma mulher e uma criança, vindos de outro estado com circulação do vírus — o local de origem não foi informado. Elas estão morando na cidade da Serra há cerca de 15 dias.
Pessoas próximas às pacientes já foram vacinadas contra a doença como forma de prevenção. O resultado dos exames da mulher e da criança devem sair em 20 dias. Bento Gonçalves não tem registros da doença há mais de 30 anos.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Letícia Biasus, tanto a mulher quanto a criança não são vacinadas contra o sarampo. Ela faz o alerta:
— Por esta razão é importante todos atentarem para sua situação vacinal. Quem não for vacinado ou ainda está com dúvidas deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e atualizar seu cartão de vacinas.
A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março nas unidades básicas de saúde. A primeira etapa tem como público-alvo crianças e adolescentes de cinco a 19 anos.
Sobre a doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave e causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.