A campanha nacional Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, também conta com agenda organizada por diferentes entidades na Serra gaúcha, em cidades como Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi. Neste domingo (19), das 14h às 17h, o estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (UCS) será ponto de uma das atividades promovidas pela Associação de Psicólogos do Nordeste do Rio Grande do Sul (Apsiconor), entidade de referência que reúne atualmente cerca de 90 psicólogos em ações voltadas à promoção da saúde mental, em um trabalho integrado com a comunidade.
A ação de domingo tem como objetivo justamente chamar a atenção da comunidade para o autocuidado. Profissionais estarão conversando com as pessoas, distribuindo material informativo e orientando a respeito das maneiras e em que casos a psicologia pode ajudar.
— A psicoterapia ainda é tabu embora uma mudança forte de paradigma esteja ocorrendo até mesmo dentro da Psicologia, que hoje também é relacionada com prevenção e promoção de saúde. Não é preciso esperar um quadro de ansiedade, de depressão, uma crise no relacionamento, para buscar ajuda. As pessoas ainda não conhecem o que a psicologia pode oferecer — comenta o psicólogo William Fiuza, vice-presidente da Apsiconor.
A associação também está programando para o dia 29 de janeiro, uma roda de conversa que será voltada para profissionais da área da saúde. A atividade intitulada "Cuidando do Cuidador" ocorre das 19h às 21h, no auditório da Apsiconor (Rua Cel. Flores, 749), organizado em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) - Subsede Serra.
— Para poder cuidar do outro é preciso cuidar de si. Dependendo da área da saúde em que trabalha, o profissional acaba lidando com questões difíceis, tornando-se importante um amparo — destaca Fiuza.
Tarde no Parque, palestra e exposição
Em Garibaldi, uma ação promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Associação dos Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi (Ser-PSI) ocorre neste domingo, na Estação Férrea da cidade. A chamada Tarde no Parque ocorre das 15h às 18h, com prática de ioga, quick massagem, barra de acesso e oficina de bolhas de sabão. As atividades serão disponibilizadas gratuitamente. Também integrando a programação, o estresse no século XXI será tema de palestra no dia 28 de janeiro. Os médicos César Reichert e Mateus Reche palestrarão para a comunidade a partir das 19h30min, no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi, com entrada gratuita.
Até o final do mês, quem passar pelo saguão da prefeitura de Flores da Cunha poderá conferir a exposição dos trabalhos realizados pelos usuários das oficinas terapêuticas da Atenção Básica e do CAPS I Florescer. O projeto referente ao Janeiro Branco foi desenvolvido durante o mês de dezembro. As obras têm o intuito de estimular o público acerca de diferentes formas do olhar sobre a temática saúde mental. O horário de atendimento do Centro Administrativo é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min, e das 13h15min às 17h30min.