Com o intuito de fiscalizar a chegada de trabalhadores nos pomares para a colheita da maçã, a Polícia Civil deflagrou a Operação Colheita em seis municípios: Vacaria, Bom Jesus, Muitos Capões, Monte Alegre, São Jose dos Ausentes e Campestre da Serra. Cerca de 12 mil pessoas devem trabalhar nos Campos de Cima da Serra oriundas dessa migração sazonal para a colheita da maçã. Essa estimativa é da delegacia regional de Polícia Civil de Vacaria.
Conforme o delegado regional de Vacaria, Carlos Alberto Defaveri, durante a operação são feitas conferências das listas de trabalhadores fornecidas pelos produtores. Os nomes são consultados para saber se há algum mandado de busca contra a pessoa. A polícia também realizará visitas aos pomares.
- A gente trabalha para evitar que criminosos venham para cá - afirma o delegado.
A Operação Colheita, segundo Defaveri, ocorre há 10 anos. O número de prisões no primeiro ano de operação chegou a 80 pessoas. Na última, no ano passado, 12 pessoas foram presas.
Até o dia 19, a operação é executada pela delegacia regional de Vacaria; no dia 20, a ação deve receber reforço de outras equipes da Polícia Civil. A Operação Colheita ocorre até o final do trabalho de colheita, com previsão de término no dia 10 de fevereiro, dependendo das condições climáticas.
Os trabalhadores que chegam nas cidades para trabalhar nos pomares são de regiões como Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Segundo a polícia, há pessoas também de outros países, como Venezuela e Haiti.