Está em elaboração o projeto para a construção de um novo pavilhão com capacidade para abrigar feiras de agricultores e artesãos em Farroupilha. O projeto prevê a instalação em um local próximo ao atual, que fica no Largo Carlos Fetter. Uma das novidades previstas é a divisão do espaço em 20 boxes. Outra ideia é usar uma espécie de cortina que permita o fechamento do pavilhão em dias de tempo frio ou úmido.
Hoje, as feiras do produtor rural e agroecológica ocorrem ao lado de uma sede provisória da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). Conforme o secretário do Desenvolvimento Rural, Rudmar Élbio da Silva, a mudança ocorrerá devido à cedência da área para a entidade — que tem um projeto para instalar outro prédio no local.
De acordo com o secretário, parte da estrutura atual, como a cobertura, deve ser reaproveitada. O município conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, mas o secretário estima que o custo da obra fique perto dos R$ 500 mil — o valor exato só deve ser calculado com o projeto pronto, mas o Silva diz que haverá aplicação de recursos municipais.
Cerca de 20 agricultores participam das feiras que ocorrem atualmente, conforme o secretário. A feira do produtor rural é realizada às quartas-feiras, das 14h30min às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h. O município também conta com a feira agroecológica, realizada às quintas-feiras, das 11h às 17h.
Após a conclusão do projeto, a construção ainda terá de ser licitada. O secretário estima que edificação comece ainda nesse semestre.
Município quer ampliar feiras
A prefeitura Farroupilha também quer ampliar as feiras realizadas no município. Hoje, elas ocorrem apenas no Largo Carlos Fetter, que fica na região central da cidade. Conforme Silva, nos próximos meses a venda de produtos rurais deve ser organizada aos sábados em uma área pública no bairro 1º de Maio, o mais populoso de Farroupilha.