Caxias do Sul foi contemplada pelo Governo Federal para receber o Espaço 4.0, projeto que tem como objetivo fornecer ferramentas tecnológicas para atender jovens na faixa etária 15 a 29 anos. A cidade foi escolhida junto com outros 28 municípios. O objetivo do projeto é proporcionar aos jovens habilidades e competências técnicas, facilitando o acesso ao mercado de trabalho. O termo foi assinado e desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Para os cursos de capacitação disponibilizados no espaço, os jovens beneficiados são aqueles em vulnerabilidade social (é preciso comprovação de inscrição no Cadastro Único).
Durante a gestão de Daniel Guerra (Republicanos), em Caxias, a Secretaria de Segurança Pública orçou o projeto em R$ 294.020,86, com instalação prevista na Praça Monteiro Lobato, no bairro Exposição. O modelo proposto pela prefeitura, apresentado à União, sugere uma área interna de 26,63m² e 36,93m² de área externa. O Espaço 4.0 funcionará em um contêiner e prevê equipamentos como computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tv's, entre outros. Com o valor orçado também seria adquirido o mobiliário interno. A oficialização do convênio foi assinada pelo atual prefeito de Caxias do Sul, Flavio Cassina (PTB), no dia 27 de dezembro.
Caxias do Sul é a primeira cidade gaúcha a receber o Espaço 4.0. A escolha se deve, também, ao fato da cidade ter muitos jovens.
De acordo com o atual secretário de segurança pública, Hernest Larrat dos Santos, o projeto deve seguir da mesma forma como o Governo Guerra estruturou:
– Todos os projetos que nós temos do governo anterior, que estão vigentes, vamos manter.
Segundo Gabriela Duarte, responsável pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), o município agora aguarda que a União repasse o valor para dar início ao projeto. Ainda não há uma data para isso ocorrer. O convênio tem vigência de dois anos. O espaço será mantido pela prefeitura.