A próxima Expo Farroupilha será realizada no inverno e não em novembro, como a primeira edição, ocorrida em 2018. Essa é uma das únicas certezas do município com relação à programação. O que não sabe ainda, contudo, é se ela será realizada ainda em 2020 ou vai ficar para o ano que vem. Uma reunião deve ser realizada na tarde desta segunda-feira (27) para discutir o assunto. A definição deve ser anunciada nos próximos dias.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, embora ainda não haja data marcada, o mais provável é que o evento, se confirmado, ocorra em julho deste ano. A decisão foi tomada após a avaliação da edição anterior, a partir das ações de remodelação da antiga Fenakiwi.
— Fizemos a tentativa de jogar para novembro porque é um período que tem menos festas do tipo na região, mas visitantes e expositores apontaram que prefeririam no inverno, até porque muitos vendedores trabalham com produtos de inverno — justifica Casali.
Caso se decida realizar a Expo Farroupilha ainda em 2020, o secretário garante que haverá tempo hábil para a organização, apesar do prazo de apenas seis meses. De acordo com Casali, a programação deve seguir os moldes de 2018 e eventuais alterações serão discutidas apenas após a definição da data da próxima edição.
Festival do Moscatel Ampliado
Outra alteração na programação anual do município é a ampliação do Festival do Moscatel em pelo menos uma noite. Isso porque o jantar de premiação dos espumantes está previsto para ocorrer no dia 6 de setembro, um domingo, aproveitando a véspera do feriado da Independência. A organização ainda avalia, porém, a realização de um fim de semana a mais em relação a 2019. O assunto ainda está em negociações com a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), parceira na realização do evento.