A BR-285, bloqueada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina há cerca de oito meses para obras, será liberada para o tráfego de carros e motocicletas entre os dias 19 de dezembro e 5 de janeiro. O trecho da Serra da Rocinha está interrompido para obras de pavimentação em Timbé do Sul, no lado catarinense.
A estrada está recebendo a aplicação de concreto rígido, realizada em etapas. Cada placa a ser aplicada demanda um processo de secagem de um mês. Conforme a empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), contratada para os trabalhos, o período de liberação se deve às férias coletivas do consórcio responsável pelas obras. Nesse período, haverá tráfego em meia pista nos trechos onde foi iniciada a pavimentação. A partir de 6 de janeiro, o tráfego volta a ser interditado, com a possibilidade de passagem duas vezes por semana para usuários cadastrados.
Leia mais
BR-285 tem interrupção total na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina
Frente parlamentar na Assembleia vai cobrar conclusão da BR-285, nos Campos de Cima da Serra
Conforme a STE, com a largura da plataforma da estrada reduzida, veículos de grande porte (caminhões e ônibus) não são permitidos no trecho. Durante o recesso das obras, não será exigido o Termo de Responsabilidade dos motoristas; no entanto, a empresa ressalta que há fatores de risco associados às características de relevo e clima da região, incluindo a constante presença de neblina e chuvas fortes.
No fim de novembro, a empresa informa que foi iniciada mais uma etapa da pavimentação. Placas de concreto de cimento "portland" instaladas possuem 22 centímetros de espessura e são colocadas por cima da sub-base de concreto compactado a rolo com o auxílio de uma pavimentadora - máquina que aplica o material e faz o nivelamento da pista - em faixas de 3,5 metros de largura. Conforme a empresa, cerca de 70% das obras estão concluídas no lote catarinense.
A Serra da Rocinha é utilizada por motoristas dos Campos de Cima da Serra para seguir ao litoral catarinense. A recomendação é que o deslocamento, durante o bloqueio, seja realizado via RS-110, que liga Bom Jesus à São Francisco de Paula, e então utilizar a Rota do Sol para chegar à BR-101. Outra possibilidade é a RS-020, passando por Cambará do Sul, que tem trechos não pavimentados. Também é possível utilizar a BR-116, via Lages. A BR-285 ainda tem oito quilômetros não pavimentados no lado gaúcho, em São José dos Ausentes - que, por enquanto, ainda não têm previsão de obras.