A tarde de sol, com temperatura acima dos 34ºC, levou dezenas de banhistas às represas do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, neste sábado (28). O local é proibido para banho devido ao risco de afogamentos.
Por volta das 15h, mais de 30 pessoas nadavam na represa, entre crianças e adultos. Foi o caso de Letícia da Silva, de 18 anos. A jovem estava acompanhada do namorado e mais dois amigos.
— A gente sabe que é perigoso, mas é o jeito, né? Está muito calor e moro aqui perto — disse a jovem.
Das 14h às 15h, período em que a reportagem circulou pelo Complexo Dal Bó, nenhuma equipe de fiscalização foi vista fazendo ronda. Já no Jardim Botânico, local que conta com a presença de funcionários, não havia banhistas.
Vale lembrar que, desde sexta-feira (27), está em andamento a Operação Verão Seguro, que pretende prevenir mortes por afogamentos. A ideia é fortalecer a fiscalização nas represas Maestra, Samuara, Dal Bó, Faxinal e Marrecas até março.
Denúncias sobre a presença de banhistas em locais proibidos podem ser feitas para a Guarda Municipal, no telefone 153, para o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou para a Central de Atendimento do Samae, que responde pelo número 115.