A forte chuva que atingiu Vacaria por volta das 14h deste sábado (9) deixou várias casas alagadas na cidade. A Defesa Civil contabilizou pelo menos 37 chamadas no município. Os casos mais críticos foram registrados nos bairros São Francisco, Municipal, Altos da Glória, Barcellos, Porcinio e Jardim América. A maior parte de chamados foi por conta dos alagamentos, mas houve também destelhamentos.
De acordo com a ferramenta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acúmulo total de chuva na cidade foi de 36,6 mm, sendo 29,4 mm registrados entre as 14h e 15h, quando os alagamentos acabaram se formando.
Os casos mais críticos atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Vacaria foram o de uma mulher grávida que ficou presa em casa por conta da chuva, no bairro Franciosi; e o de uma residência que foi invadida por óleo e combustível que vazaram de um posto de gasolina, no bairro Altos da Glória. Em ambos os casos, ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil precisou trabalhar mais fortemente no atendimento a famílias instaladas nas margens da Perimetral Oeste com a Rua Dulce de Brito, no bairro Municipal. A tubulação nova da rodovia, obra recente da prefeitura, não venceu a força da água e alguns pontos chegaram a ficar mais de um metro submersos. Também houve relatos de animais como galinhas e cachorros que acabaram sendo levados pelo temporal.
— Orientamos as famílias que deixassem aquele local, estão todos cientes do risco — comentou Sirlei Castagna, titular da Coordenadoria de Defesa Civil de Vacaria.
A Defesa Civil também está arrecadando colchões, móveis, roupas de cama e peças de vestuário para famílias que foram atingidas pelo temporal. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo fone (54) 9 9701-1365.
Leia também:
Manifestantes contrários à soltura de Lula ocupam a Praça Dante, em Caxias
Segunda agroindústria de vinho colonial é inaugurada em Bento Gonçalves
Com o fim das promoções, preço médio da gasolina sobe R$ 0,30 em Caxias
Conheça histórias de migrantes e refugiados que estão em Caxias do Sul