O trabalho das estudantes caxienses Bruna Luiza Confortin e Giovana Colognese, únicas representantes brasileiras no IX Encuentro Nacional Ondas Yo amo la ciencia, na Colômbia, conquistou o 2º lugar na categoria de trabalhos internacionais. A pesquisa que as estudantes do terceiro ano do ensino médio do Centro Tecnológico (Cetec) da UCS desenvolveram concorreu com projetos de delegações de outros países, que também apresentaram seus trabalhos. O evento científico ocorreu entre os dias 6 e 9 de novembro em Bogotá.
De acordo com Bruna, o objetivo do trabalho desenvolvido foi descobrir uma forma natural de combater fungos em caquis, sem o uso de agrotóxicos. A pesquisa científica foi orientada pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Murilo Cesar dos Santos, e foi desenvolvida para apresentação na VII Mostra Científica e Tecnológica da escola, realizada em agosto de 2018. O trabalho foi apresentado com o título Efeito dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (Capim-Limão) e Foeniculum vulgare (Funcho) no controle pós-colheita de Colletotrichum horii em frutos de caquizeiro.
Segundo Andreia Gobbi, coordenadora do programa Cetec Ciência, esta foi a primeira vez que a escola participou do evento. O encontro científico na Colômbia faz parte de um programa do governo do país denominado Ondas de Colciências, que tem como intuito a alfabetização científica por meio da pesquisa desde a educação básica.