Em função das fortes chuvas ocorridas na madrugada desta segunda-feira (4), o município de Nova Bassano, na Serra gaúcha, decretou situação de emergência. Conforme a prefeitura da cidade, em algumas localidades choveu cerca de 150 milímetros (mm) em poucas horas.
— O decreto de situação de emergência oficial vai ser publicado hoje. A situação está ruim, mas poderia ser pior. Ainda bem que não tivemos casas destelhadas ou coisas do gênero — comenta o prefeito de Nova Bassano, Ivaldo Dalla Costa.
Com o grande volume de água, ocorreram diversos alagamentos e estradas do interior foram danificadas ou destruídas. Além disso, de acordo com a prefeitura diversas propriedades rurais foram prejudicadas, uma vez que com a chuva, lavouras foram perdidas e o plantio atrasado.
Segundo as Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras e Viação, ainda na manhã de terça-feira, um mutirão de servidores foi convocado para normalizar a trafegabilidade nas estradas da cidade.
— Precisamos de alguns dias de sol para conseguir normalizar a situação das estradas. Não vai adiantar irmos agora. Está muito embarrado. Vamos torcer para que o tempo siga firme.