As fortes chuvas que atingem a Serra nos últimos dias provocaram alagamentos, destelhamentos de casas, quedas de barreiras, de árvores, muros, deslizamento de terra e interrupções de estradas na região. Em São Sebastião do Caí, a cheia do rio, obrigou famílias do bairro Navegantes a deixarem suas casas. Eles foram removidos pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (05).
Leia mais
Deslizamento de terra interrompe parcialmente trânsito na RSC-453 em Caxias
Devido a risco de deslizamentos, motoristas devem redobar cuidado na BR-470, em Veranópolis
Trânsito está bloqueado na ERS-122 entre São Vendelino e Farroupilha
O nível do Rio Caí estava com 11,05 metros, por volta das 9h. O nível normal é 2,5 metros. O rio segue subindo 25 cm por hora e deve subir até o começo da tarde. A previsão é de que chegue aos 12,5 metros, enchente considerada de médio porte, mas comum no histórico de ocorrências da cidade.
O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Gribler, ressalta que cinco famílias do bairro Navegantes já foram removidas. Os moradores foram levados para o ginásio do Centro Integrado Navegantes.
— A intenção é remover mais sete famílias até o começo da tarde. São em torno de 25 pessoas que vivem nas primeiras áreas a serem alagadas quando o rio sobe. Vamos avaliar como a situação prosseguirá ao longo do dia para decidir se será preciso retirar mais pessoas, ressalta o coordenador.
O Rio sobe rapidamente devido a água dos rios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que vão desaguar no Rio Caí.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião do Caí, o município e a Defesa Civil, estão prestando assistência aos desabrigados com transporte para o alojamento e alimentação. Ainda de acordo com o município, há algumas áreas alagadas nos pontos de banhado e de escape do rio e as primeiras ruas do bairro Navegantes com os pontos mais próximos ao rio já alagados, mas no restante do município a situação está normalizada.
Ajuda
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a prefeitura no (51) 3635-2500 ou ir direto até o Centro Integrado Navegantes e se informar com a equipe da prefeitura que atende as famílias.
Leia também
Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado
Campus 8 exibe obras de grupo de artistas vacarienses