Cerca de 240 brinquedos doados que seriam destinados a crianças do bairro Reolon foram furtados nesta segunda-feira (25) em Caxias do Sul. Zezinha de Fátima Ribeiro, 62 anos, que há três anos organiza a festa de Natal no bairro, afirma que ladrões arrombaram a porta de sua casa, na Rua Antenor dos Santos, número 255, levando os brinquedos e também alguns copos descartáveis que ela havia angariado para o evento. A festa permanece confirmada para o dia 15 de dezembro, na Rua Francisco Spiandorello. Além de brinquedos, o evento também oferece cachorro-quente, refrigerante, doces e roupas para as crianças.
Fátima trabalha com reciclagem e acredita que o terreno de sua casa tenha sido acessado pelos fundos, onde ela armazena o material que recolhe nas ruas. Marcas na porta principal da humilde casa onde ela mantinha os brinquedos demonstram que o acesso ocorreu por meio de um arrombamento que constatou quando voltou para casa e deparou-se com a porta aberta.
— Fiquei apavorada quando vi que a porta estava arrebentada e tudo cheio de barro — relata.
Ela conta que, nesta segunda, saiu de casa por volta das 7h30min para ir até o Centro arrecadar mais doações à festa de Natal. O arrombamento foi constatado na volta, às 10h, e uma vizinha teria percebido movimentação na casa por volta das 8h30min.
— Faz três semanas que eu estava recebendo brinquedos, muita gente sabe que faço a festa e colabora, tinha brinquedo novo, que estava dentro da caixa ainda. Deixaram alguns pra trás, mas só os que estavam mais ruinzinhos.
Para Fátima moradores do próprio bairro podem ter invadido a casa sabendo da existência dos brinquedos, uma vez que nenhum outro objeto da casa foi levado. Até o final da tarde desta segunda-feira ela ainda não tinha feito o registro de ocorrência policial. Segundo a moradora, foram furtadas 70 bonecas; 100 carrinhos; 40 brinquedos de bebê; e 30 enfeites de Natal.
Mesmo após este episódio ela pretende realizar a festa, que ainda arrecada brinquedos novos e usados (em boas condições), balas e pirulitos, ingredientes para cachorro-quente e refrigerante. Mais informações pelo 54 99127-4540.
— As crianças não vão ficar sem a festa — lamenta.