Com a chegada de novos soldados para as 49 cidades da Serra que compõem o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), a corporação prepara o lançamento de um novo sistema que deve facilitar o encaminhamento do Plano de Proteção e Prevenção contra Incêndios (PPCI) na região. O Sistema Online de Licenciamento (SOL) tem a finalidade de agilizar – sem a necessidade de comparecimento aos quartéis - o procedimento para instalações comerciais, industriais e locais de diversão que podem acumular uma quantidade significativa de pessoas.
Segundo o comandante do 5º BBM, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, a previsão é que o novo método esteja em operação até a segunda quinzena do mês de dezembro. De acordo com ele, os 11 novos soldados que chegaram a Caxias também vão trabalhar com o novo formato de PPCI, fator que deve auxiliar para a redução do prazo para o licenciamento.
— Atualmente o encaminhamento do PPCI demora cerca de 15 dias, o que já é um tempo razoavelmente bom. Com o novo método, a espera para o PPCI será ainda menor, e sem a necessidade de se dirigir até os quartéis. Hoje, é possível fazer esse encaminhamento online para os estabelecimentos de baixo risco, mas com a implantação do novo sistema, toda solicitação vai poder ser feita pela internet — destaca Pinheiro.
O novo sistema terá uma central que vai funcionar em Caxias do Sul e irá se conectar com os nove quartéis que atendem todos os municípios da Serra.
Apesar de reforço, efetivo ainda é insuficiente
Os 150 novos soldados recém-formados que foram designados para atuar nos nove batalhões distribuídos no Estado visam atender a necessidade de mais bombeiros em regiões em que existe defasagem de profissionais. Para a Serra, 20 novos bombeiros passaram a atuar desde o dia 23.
Porém, o aporte ainda não resolve a necessidade de mais bombeiros para a região. Segundo o 5º BBM, seriam necessários mais 114 soldados, o que corresponde a uma defasagem de 32%. O efetivo total na Serra é de 243 bombeiros.
Para Caxias, foram enviados nove soldados. O restante foi dividido entre os municípios de Bento Gonçalves, Vacaria, São Marcos e Farroupilha. No entanto, além de Caxias, o único município que contou com aumento no efetivo é Bento Gonçalves, que conta a partir de agora com dois novos soldados.
No restante das cidades, os bombeiros ocuparam a função de outros que foram transferidos, ou seja, não houve aumento no contingente.