Marcado para os dias 3 e 10 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o culpado pelas noites mal-dormidas de muitos estudantes. O mesmo acontece com o vestibular, que, dependendo da instituição, é realizado no final do ano ou em 2020.
Leia mais
Faculdade de Caxias oferece aulas preparatórias para o Enem
Uniftec atinge nota máxima no Enade em nove graduações
UCS é a 6ª melhor universidade particular do país
Como o calendário de provas muda a cada ano, é preciso ficar de olho nos prazos de inscrição. É o caso, por exemplo, do vestibular de verão da Unisinos, que foi antecipado para o dia 26 de outubro. Nesse caso, as inscrições se encerram ainda mais cedo: nesta segunda-feira (21).
Além de todo o estresse com os prazos, os alunos do ensino médio precisam conciliar suas atividades diárias com o cronograma de estudos. E, entre os assuntos mais temidos na hora de revisar, está a redação. A boa notícia é que existem algumas dicas pra te ajudar a conseguir uma boa nota no texto e a tão sonhada vaga no ensino superior.
É claro que, para obter um bom resultado, a preparação ao longo do ano conta bastante. Mas, com dicas de quem entende muito de redação, fica mais fácil manter a cabeça no lugar na hora de prestar a prova. Confira:
1. Saiba escolher o tema
Existem vestibulares que propõem mais de um tema para você dissertar. A professora de Letras Martha Dreyer de Andrade Silva aconselha ler os dois para, então, escolher aquele sobre o qual você terá mais o que dizer na redação. E atenção: a delimitação do tema estará na pergunta que é apresentada em cada proposta de redação.
2. Entenda o que você deve responder ao longo do texto
Quando é solicitado que o candidato produza um texto argumentativo, isso significa que você, ao responder à proposta escolhida, deve se posicionar diante do problema apresentado. Por exemplo, no vestibular da Unisinos do ano passado, uma das propostas questionava: como você define “qualidade de vida”, considerando a atual realidade brasileira? Martha explica que, caso o candidato tivesse optado por esse tema, ele deveria apresentar sua definição para “qualidade de vida” e relacioná-la, de alguma forma, ao contexto atual.
3. Foco na linguagem
Não tem jeito: a linguagem esperada nesse tipo de prova é a formal. Mas, ao contrário do que alguns pensam, isso não quer dizer que você deve utilizar termos complicados. Conforme a professora de Letras, uma linguagem simples e objetiva é muito bem-vinda. Dica: só evite o uso de gírias e procure não repetir excessivamente a mesma palavra.
4. Revise o português
Faz tempo que você não estuda um pouquinho de gramática? É importante ter isso na ponta da língua. Martha destaca a pontuação, acentuação, escrita correta das palavras, organização das ideias nos parágrafos, e a concordância verbal e nominal.
5. O texto vai ser julgado pela capa
A apresentação também conta na avaliação. Assim, como recomenda Martha, a letra precisa ser legível e o texto não pode apresentar rasuras. Pra garantir, faça um rascunho antes e passe o texto a limpo, com atenção, na folha que será fornecida. Desse jeito, não tem erro.