Mobilizar a população para promover melhorias e transformar as áreas comuns do bairro De Zorzi, em Caxias do Sul, em pontos de encontro confortáveis e mais seguros. Essa foi a ideia lançada pela diretoria da Associação de Moradores (Amob) e que foi colocada em prática neste sábado (28).
Leia mais
Ação Social da UCS promove integração entre pais e escola em Caxias
Eventos comunitários movimentam Caxias do Sul neste final de semana
Pela manhã, ao chegar na Rua Madre Bárbara, uma das principais do bairro, foi possível avistar o presidente da Amob, Luís Rocha, com a mão na massa. Ele é um dos idealizadores do mutirão e convocou todos a pintar paradas de ônibus, bancos, meio fio das calçadas, com o intuito de melhorar os espaços de uso coletivo.
— Somos sonhadores mudando a realidade do nosso bairro aos poucos. O voluntariado faz parte de cada um de nós, e temos que disseminar essa ideia. Precisamos cuidar juntos do que é de todos. As pequenas ações transformam e deixam a convivência em sociedade mais agradável e as áreas mais bonitas e seguras_ressalta Rocha.
O grupo, pequeno mas engajado, foi elogiado pelos moradores. A babá Silvia Daniel, 34 anos, esperava o ônibus enquanto a parada era pintada.
— O banco estava sujo e o abrigo da parada também. Agora melhorou o ambiente, está mais bonito e fica mais agradável esperar o ônibus_acredita.
A estudante Maria Luíza, 17, também elogiou a mobilização:
— Achei muito legal essa iniciativa porque são essas pequenas ações que transformam o dia a dia e o lugar onde vivemos.
Rocha explica que a ação integra uma iniciativa nacional da plataforma Renova BR que irá realizar ações em diversos estados no dia 5 de outubro. A ideia é qualificar a população a participar da política e se engajar em ações coletivas que beneficiem a comunidade:
— O nosso bairro precisa de atenção, e aos poucos estamos conseguindo mudar a realidade. A parada de ônibus ficava em um espaço sem calçamento. Depois de muita cobrança junto ao município, o calçamento saiu. A área verde está aqui, mas precisamos de um parque, de academia de terceira idade, e de espaços de convivência.
O grupo promoveu melhorias em pelo menos sete pontos de ônibus do De Zorzi. Os voluntários também recolheram o lixo e conversaram com os moradores sobre a importância de cuidar do bairro e promover ações em conjunto.
Leia também
Fundo para o setor vitivinícola será criado até o final do ano, garante ministro Onyx Lorenzoni
Prefeito de Caxias do Sul não prestigia abertura da Feira do Livro
Cerca de R$ 250 mil são investidos na sétima etapa da pista de caminhada na Rodovia dos Romeiros, em Farroupilha