Com 3,8 quilômetros em fase final de asfaltamento no lado de Caxias do Sul, a Estrada dos Romeiros vai passar por pavimentação também no trecho de Farroupilha. A via é utilizada para os fiéis se deslocarem a pé ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.
A obra será viabilizada a partir de um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Farroupilha na última terça-feira (17). O texto autoriza o município a contratar financiamento de R$ 3 milhões junto ao Badesul por meio do Programa Prodetur Mais Turismo, do Ministério do Turismo.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, o trecho de 3,9 quilômetros do lado farroupilhense faz parte da área de interesse do desenvolvimento turístico do município. Além disso, o fato de Caxias realizar o asfaltamento também pesou.
— Com certeza Caxias asfaltando a parte deles contou bastante, mas a obra é principalmente por causa dos Caminhos de Caravaggio — destaca.
Segundo Casali, com a aprovação do projeto de lei, a documentação para a obra será encaminhada para o Badesul. Após a aprovação, que deve ocorrer em três ou quatro meses, a obra passará por análise em Brasília para assinatura do contrato. Em seguida, será realizada a licitação.
A expectativa do secretário é que as equipes comecem o trabalho no início de 2020 e a obra esteja concluída até o fim do ano. O prazo para o município pagar o financiamento é de 20 anos.
Em Caxias do Sul, a pavimentação da Estrada dos Romeiros tinha conclusão prevista para setembro, mas o fim do trabalho foi adiado por tempo indeterminado devido ao atraso na retirada de postes. As obras do lado caxiense estão orçadas em R$ 6,7 milhões e são realizadas dentro do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), com financiamento obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).