A casa da família do ex-governador Germano Rigotto foi novamente alvo de um incêndio na tarde desta quinta-feira (19), em Caxias do Sul. Os bombeiros foram acionados às 16h15min e utilizaram dois caminhões para o combate ao fogo, que atingiu um cômodo do segundo piso da residência, com causas desconhecidas.
Localizada na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a moradia construída na década de 1950, pelo pai do político, não é mais oficialmente habitada de 2014. Atualmente, ela encontra-se inventariada pela prefeitura por ser histórica, mas é invadida por usuários de drogas diariamente. No momento da ocorrência desta quinta-feira não havia ninguém no interior da casa, porém os bombeiros relataram que havia muita sujeira e lixo no local.
Este não foi o primeiro incêndio registrado no prédio. Um deles ocorreu em janeiro de 2019. Na ocasião, Dulce Tereza De Giorgio Rigotto, uma das proprietárias, relatou que a situação tornou-se um pesadelo desde que moradores de rua começaram a fazer uso da casa em 2016.
Dulce relatou que não consegue profissionais para limpar ou fazer a segurança da casa por questões de segurança. A família chegou a buscar autorização do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) para demolir a moradia, tendo o pedido negado.