Lançado no dia 4 de maio, o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, atingiu a marca de 100 peregrinos antes meses completar cinco meses. O centésimo visitante, inclusive, integra uma dupla que percorre o trajeto de Canela a Farroupilha nesta segunda-feira (23). O roteiro Caminhos de Caravaggio liga o Santuário de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha. O trajeto passa ainda por localidades do interior de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
Leia mais
Percurso de fé e aventura une santuários de Caravaggio na Serra
Prefeituras da Serra assinam protocolo para formalizar o roteiro Caminhos de Caravaggio
Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra
Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, até a última sexta-feira (20), 52 pessoas haviam retirado o certificado no Santuário de Caravaggio. Neste domingo (22), outras 16 pessoas concluíram a peregrinação e 30 já haviam registrado a caminhada no hotel Bem Te Vi, que fica próximo ao Santuário de Farroupilha. Até agora, todos os participantes fizeram o roteiro no sentido Canela-Farroupilha.
— Como é um roteiro novo e são 10 dias de caminhada, esperávamos que isso (alto número de visitantes) aconteceria com mais tempo — avalia Casali.
De acordo com o secretário, a maioria dos peregrinos vem de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A origem não chega a surpreender, de acordo com Casali, porque durante a elaboração do roteiro os responsáveis pela secretaria identificaram um público em potencial no centro do país.
— Conversamos com muitas pessoas e levantamos que muita gente de São Paulo, por exemplo, faz esse tipo de caminhada. Boa parte das pessoas que vieram já tem o hábito de fazer esse tipo de turismo — revela o secretário, acrescentando de um grupo de 20 pessoas de diversos estados já tem reservas para percorrer o caminho entre o fim de novembro e início de dezembro.
Para receber o certificado do roteiro e ter a visitação registrada, o visitante precisa completar o caminho a pé ou de bicicleta e carimbar um passaporte ao longo do percurso. O material, acompanhado de um guia, pode ser retirado nas secretarias de Turismo de todos os municípios que compõem o roteiro, além dos próprios santuários.
Além disso, as informações também podem ser consultadas no site www.caravaggio.org.br e por meio de um aplicativo disponível, por enquanto, para celulares Android. Os aparelhos com iOS terão o sistema disponível em breve.