Contação da história “As aventuras dos quimionautas no planeta terra”, brincadeiras, brinquedos infláveis, distribuição de brindes, palestras e momentos de reflexão integram a programação do mês destinado à conscientização e combate ao câncer infanto-juvenil. As ações, que integram o Setembro Dourado, ocorrem em Bento Gonçalves para alertar pais, pediatras, profissionais da saúde, professores e a sociedade para ficarem atentos aos sinais da doença.
Leia mais
Pais e pediatras devem ficar atentos aos sinais que podem indicar se crianças estão doentes
Como a prevenção é difícil, perceber os sintomas no início é uma das maneiras de garantir o diagnóstico precoce que pode ser decisivo na luta das crianças e adolescentes para vencer o câncer. As ações pretendem reivindicar os devidos investimentos na assistência a esses pacientes que “valem ouro”. Por isso, o dourado foi a cor escolhida para este mês.
Nas crianças, a doença é mais agressiva do que em adultos, porque as células que sofrem a mutação não conseguem amadurecer como deveriam e permanecem com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada. Por outro lado, os jovens reagem melhor ao tratamento, com 80% de chances de cura, de acordo com o Inca.
– No caso das crianças, o início do tratamento precisa ser rápido, não precisa haver diagnóstico definitivo para transferência, como um exame confirmando a presença de câncer. Os sintomas podem aparecer por outras causas benignas, mas sempre devem ser avaliados por um médico, se possível pediatra e melhor seria se fosse aquele profissional que acompanhou o desenvolvimento da criança e conhece o contexto da família – aponta a oncologista pediátrica Kárita Corbellini.
O diretor-executivo da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus), Rocco Francesco Donadio, ressalta que identificar a doença com antecedência aumenta as chances de vencer o câncer. Ele frisa que a divulgação dos sintomas é um dos maiores alertas para conscientizar pais e responsáveis.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
Febre prolongada e persistente, que não venha acompanhada de sintomas como os da gripe.
Perda de peso inexplicada, súbita, sem que haja alteração na dieta.
Dores de cabeça com aumento de intensidade e que pioram com o tempo. Geralmente acompanhadas de vômito, principalmente pela manhã. Cansaço constante sem que a criança ou adolescente tenha feito esforço físico significativo.
Aumento do volume da barriga ou de outras partes do corpo e inchaço.
Manchas roxas na pele.
Dores nos ossos e nas articulações.
Sangramento e reflexo esbranquiçado nos olhos.
Caroços pelo corpo: aparecimento de hematomas sem pancada local.
Palidez e anemia inexplicada. Alteração ocular durante exposição à luz que costumam aparecer no pescoço, axilas, virilhas, abdome ou nas “saboneteiras”. Para não confundi-los com ínguas é válido observar se continuam aumentando de tamanho com o passar do tempo. Geralmente, não são associados a dores de garganta.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
O que: Contação da história “As Aventuras dos Quimionautas no Planeta Terra” de autoria de Gizella Werneck Doyle
Quando: Datas: 10,13, 17, 24 e 27/09 às 20h e no dia 21/09 às 14h
Onde: Nossa Casa – Rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, 907, bairro São Bento, Bento Gonçalves
O que: Palestra Setembro Dourado e o Instituto do Câncer InfantoJuvenil (ICI) com o oncologista pediátrico Algemir Lunardi Brunetto, diretor presidente do ICI
Quando: 12/09 às 19h
Onde: Salão de Eventos do Hospital Tacchini - Rua Dr. José Mário Mônaco, 358 – Centro
O que: Ação Consciente – Venha se Divertir Conosco, Estreitando os Laços e Amarras que Salvam Vidas – (brincadeiras, distribuição de brindes e de lanches) – Grupo Escoteiro Ciretama
Quando: 14/09 das 14h30min às 17h30min
Onde: Campus da UCS - Alameda João Dal Sasso, 800, bairro Universitário
O que: Palestra - Diagnóstico precoce e sintomas que podem ser sinais do câncer infanto-juvenil com a oncologista pediátrica Ângela Rech Cagol
Quando: 27/09 às 20h
Onde: Nossa Casa – Rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, 907, bairro São Bento, Bento Gonçalves
O que: Momento de Reflexão e Oração – Laços de amor salvam vidas – apresentação do grupo musical Evangelizar é Amar
Quando: 29/09 às 09h30min
Onde: Nossa Casa – Rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, 907, bairro São Bento, Bento Gonçalves
Doação:
Confecção da Caixa Mágica que será doada, posteriormente, à Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus) e ao Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre
Leia também
Três projetos indicados pelo Corede-Serra receberão recursos
Com farol apagado, carro é parado pela polícia e cinco são presos em Bom Princípio